quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

   Região Sul                   

                 *Aspectos Físicos
A Região Sul apresenta um quadro natural marcado principalmente pelas características climáticas:é a região que registra as mais baixas temperaturas do país.  
                                     
Unidade da Federação Sigla Área(km²)
 Paraná               PR   199.315
Santa Catarina        SC    95.346
Rio Grande do Sul     RS   281.749


           *clima da Região Sul
Nosso país Brasil tem a maior porção de seu território localizada na zona térmica intertropical,área em que predominam climas tropicais.
A Região Sul,no entanto,está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio,na zona temperada,dominada pelo clima subtropical.Esse tipo de clima caracteriza por temperaturas médias entre 14 e 20ºC e faz da Região Sul a mais fria do país,onde podem ocorrer geadas e nevascas em épocas de inverno rigoroso.
As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano,fator importante para o desenvolvimento da agricultura na região.  
            
      *A vegetação da Região Sul
A Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais recobria grandes áreas da Região Sul,estendendo-se até parte do Sudeste.
O processo de colonização e ocupação,no entanto,reduziu as áreas dominadas pelasaraucárias,colocando em seu lugar fazendas agrícolas e cidades.Restaram pequenos trechos da Mata das Aracárias,localizados principalmente no estado do Paraná e de Santa Catarina.Outra formação vegetal bastante devastada na Região Sul foi a Mata Atlântica.
Atualmente,no extremo Sul da Região,ainda há grandes áreas dominadas pelos Campos formações herbáceas,principalmente de gramíneas,que recobrem os Pampas gaúchos.Estes são caracterizados,em sua maior,extensão,pelas colinas com altitudes inferiores a quatrocentos metros.
Devido ao terreno pouco acidentado e á presença de gramíneas,na região dos pampas gaúchos se desenvolveu a criação de gado.Essa atividade econônica,associada ás queimadas provocadas para renovar o campo de pastageme á expansão da monocultura da soja,vem acelerando o processo de formação de grandes areais na região,um fenômeno conhecido como Arenização.

sábado, 22 de agosto de 2009




AULA SABADO NO LABIN




Dia:22.08.09




Nós das turmas 62 e 63 aprendemos a mexer no Blog e no email..


Tambem mandar menssagens pelo email e postar no Blog,enfeitar o Blog,comentar uma atividade,atualizar os blogs dos colegas e como entrar no blog...
Aprendemos tudo com a Prof Fabiana!

Adorei muito a aula de HOJE!!!


quarta-feira, 19 de agosto de 2009


  • COMPLEXO METROPOLITANO DO SUDESTE
A região mais industrializada e urbanizada do nosso país está localizada no Sudeste.
Muitos estudiosos,contudo avaliam que a area ainda não está totalmente conurbada,considerando-a como uma megalópole em formação.

  • CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL
Paralelamente á concentrção economica,ocorreu no Sudeste a concentrção populacional.Atualmente,a região é a mais populosa do país,somando cerca de 72 milhões de habitantes,o que significa que mais de 40% da população do país vive no Sudeste.
O Sudeste é tambem a região que apresenta a maior densidade demografica do país,com cerca de 78 hab/km²,e o maior índice de urbanização:mais de 65 milhões e meio de pessoas vivem no meio urbano,o que corresponde a quase 95% da população da região.

  • A ECONOMIA DO SUDESTE
O Sudeste é a região mais industrialização do país e conta com uma agropecuária moderna,mas o setor terciário é o responsável pela maior parte da geração de renda.
As atividades industriais
Apesar disso,o Sudeste continua sendo a região mais importante do país,do ponto de vista econômico.Mesmo buscando outros lugares para produzir,as empresas continuam tendo essa região como centro de decisões e de concentração de riquezas.

  • OS TECONOPOLOS  
No Sudeste encontramos os principais tecnopolos ou centros de alta tecnologia do Brasil.
Esses pólos correspondem ás áreas onde se concentram centros de pesquisas científica e tecnológica,como as universadades e os institutos de pesquisa.A tecnologia desenvolvida ali é aplicada nas indústrias,conciliando crescimentos científico e tecnológico com produção industrial.
Isso ocorre,por exemplo,nos tecnopolos das cidades de Campinas,São Carlos e São José dos Campos,no estado de São Paulo;Nova Friburgo e Petropoles,no Rio de Janeiro;Vitória;no Espírito Santo;Belo Horizonte e Uberlândia,em Minas Gerais.

  • O SETOR TERCIÁRIO
Nessa região,encontram-se relacionados ás atividades comerciais:

  1. Vestos e importantes centros atacadistas,que fornecem os mais diversos tipos de produtos para o comercio varejista de todo o país;

  2. Um grande número de shopping centers;

  3. Inúmeros centros comerciais,especialmente nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro;
  4. Importantes empresas de importação e de esportação.
  • O setor financeiro
No Sudeste também estão concentradas empresas prestadoras de serviços de vários ramos de atividade:educação,saúde,telecomunicações,informática,publicidade,turismo,setor financeiro etc...
  • As vias de circulação
Devido a grande importancia econômica do Sudeste,é para essa região,principalmente,que convergem as vias de circulação.É dela que,em grande parte,irradia-se a distribuição de bens manufaturados,de tecnologia avançada e de investimentos para as demais regiões do Brasil.
Nessa nova organização do espaço,a proximidade entre mercado consumidor e produtos não é mais tão importante,mas as vias de transporte ainda são fundamentais,por tornarem-se cada vez mais requisitadas.
  • O ESPAÇO AGRÁRIO DO SUDESTE
A agropecuária do Sudeste tem muita importancia na economia regional e nacional.Grande parte da região é abrangida pela agropecuária mais modernizada.
    • A agricultura

As atividades agrícolas que se desenvolvem no Sudeste,especialmente no estado de São Paulo.são as mais modernas do país.Elas caracterizam-se pela utilização de elevados tecnologias  de produção;pelo uso acentuado dos fertilizantes químicos e agrotóxicos;pela diversificação da produção, isto é, o cultivo de vários produtos.
Entre os principais produtos agrícolas da rergião,destacam-se a laranja,o café e a cana-de-açucar,que,além de atenderem ao mercado interno nacional ,têm considerável impôrtante para a balança comercial brasileira: grande parte do açucar,cafés finos e sucos concentrados produzidos na região é destinada à exportação.Do total nacional da produção de laranjas,mais de 70% vêm do estado de São Paulo.
                               
A pecuária 
Grande parte das atividadeds pecuarias no Sudeste se desenvolve de forma intensiva,com espécies selecionadas e vacinadas,garantindo alta produtivadade.
O sudeste tem o segundo maior rebanho bovino do país,perdendo apenas para a região Centro-Oeste,e o rebanhosuíno da região pe ok terceiro maior entre as regiões brasileiras.                                                    
O extrativismo
A atividade extrativista do Sudeste baseia-se principalmente na extração de recursos minerais.
Na região,encontramos jazidas de níquel,cobre,prata,cromo,zinco,calcário,chumbo,urânio,cassiterita,manganês,bauxita,diamante,ouro,entre outros minerais.Mas os grandes destaques da atividade extrativista são o petroleo e o minério de ferro.
Petróleo
O rio de Janeiro é o estado cuja plataforma continental responde por cerca de 80% de todo o petroleo produzido no país.
Embora em menor quantidade,os estados de São Paulo e do Espirito Santo tambem produzem petróleo.
Minério de Ferro
No Sudeste, o minerio de ferro é encontrado no estado de Minas Gerais na area correspondente ao Quadrilatero Ferrífero,onde é extraído pela Companhia Vale do Rio Doce  (CVRD),abastecendo tanto o mercado interno como o externo.
                                                                                  

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Nathalia






Dia:01/07/2009

Vegetação da Região Sudeste
---> Questões 1 e 2 Página:204